Considerado um dos grandes guitarristas desta geração, Ricardo Primata começou sua história aos sete anos, quando pegava escondido a guitarra de seu tio Paulinho para arriscar seus primeiros acordes. Na pré-adolescência, já fazia apresentações em público, tocando violão erudito em aberturas de feiras escolares e guitarra em algumas bandas, até que formou a Angkor, de estilo peculiar e composições próprias, que mesclavam o rock às músicas erudita, flamenca e brasileira.
A Revista Rolling Stone Brasil elencou Primata, em fevereiro de 2012, entre os 70 mestres da guitarra e do violão brasileiro. Sua mais recente produção foi o CD Espelho da Alma, lançado com apresentações no Brasil e nos EUA e reeditado em versão multimídia, contendo o videoclipe da faixa ‘Repentes’. Rock progressivo, com elementos da música brasileira e bastante tempero do Nordeste. O disco e o videoclipe têm participações especialíssimas, como do repentista Bule-Bule e do mestre da guitarra baiana, Armandinho Macedo.
O CD Espelho da Alma continuou agradando à mídia. Um bom exemplo é o da revista Guitar Load que, em 2013, concedeu a seguinte declaração: "Unindo o rock a sons nordestinos, principalmente o baião, Ricardo Primata leva a guitarra a um patamar diferenciado de melodia e ritmo". Sempre lembrado positivamente pela crítica especializada, em 2009, foi também considerado um dos 30 melhores guitarristas pelo site Heavy Metal Brasil.
Em 2004, lançou seu 1º CD, o projeto Ritmia, que lhe rendeu destaque. Um exemplo veio da Revista Guitar Player brasileira, em dezembro do mesmo ano: "Riffs poderosos, solos bem construídos e boas composições são qualidade do guitarrista baiano Ricardo Primata". Em 2005, lançou seu trabalho instrumental intitulado Visões, deflagrando temas agradáveis e envolventes, com grande valorização da melodia e certeiros momentos virtuosos. Em 2006, o músico volta aos lançamentos, com o primeiro registro da banda Slow, pelo selo Maniac Records, o que gerou apresentações memoráveis ao lado de bandas como o Angra e Jeff Scott Soto.
Atualmente, ministra workshops e workshows de guitarra, já tendo participado, como convidado, de workshows de grandes músicos, como o guitarrista Kiko Loureiro (Angra). Leciona também guitarra na escola de música que fundou em Salvador, Bahia. Por meio do seu site (www.ricardoprimata.com.br), mantém um canal de interatividade com seu público. Seu cast de endorsers conta com as empresas Ibanez Guitarras, Borne Amplificadores, Fuhrmann Pedais, Cabos Santo Angelo, Cordas SG, Basso Straps, Softcase, Power Click, Hellocases e Athelier Phnx.
Por: Lucas Rocha