A mesma linha de raciocínio que usamos para formar um
acorde maior, iremos usar para formar um acorde menor, substituindo apenas a
terça maior pela terça menor. O gráfico abaixo mostra as notas dos acordes
menores e as cifras correspondentes:
ACORDE MENOR |
CIFRA |
NOTAS |
DÓ |
Cm |
Dó / Mib / Sol |
RÉ |
Dm
|
Ré / Fá / Lá |
MI |
Em |
Mi / Sol / Si |
FÁ |
Fm |
Fá / Láb / Dó |
SOL |
Gm |
Sol / Sib / Ré |
LÁ |
Am |
Lá / Dó / Mi |
SI |
Bm |
Si / Ré / Fá# |
Outra
forma de visualizar o acorde menor ao invés de: 1º (TÔNICA), 3º (MENOR)
e 5º (JUSTA), é pensando em duas terças sobrepostas. Entretanto, neste
caso, a 1º terça é menor e a 2º terça é maior.
V
V
3m + 3M
Apresento
algumas posições dos acordes menores, no braço do instrumento:
Da mesma forma que os acordes
maiores, estas posições mostram as diversas maneiras de se formar um único
acorde, por isto, tente formar no braço do instrumento, outros acordes menores
em várias posições.
10 – EXERCÍCIOS COM TRÍADES
MENORES
Ex 10.1 – Neste primeiro exercício, utilizo as tríades de Am, Dm e
Em. Preste atenção nas palhetadas e nos slides:
Ex 10.2 – Esta é uma forma bem interessante de interligar arpejos:
Ex 10.3 – Não esqueça de fazer o movimento contrário, descendente:
Ex 10.4 – Não esqueça de fazer o movimento contrário, ascendente:
Ex
10.5 – Trecho da música “Vencedor”
(Ricardo Primata), repare que no primeiro compasso as tercinas são arpejos em
tríades (maior, menor e diminuta), e no segundo compasso são arpejos de acordes
com nona, neste caso quinta e nona. Ouça a “MP3” do exercício:
Grande
abraço a todos e até a próxima aula.
Ricardo
Primata
ricardoprimata@ricardoprimata.com.br