Para
formar um acorde em tríade, utiliza-se três notas (a tônica, a terça e a
quinta). Através do conhecimento dos intervalos, visto na aula passada,
reunimos: 1º (TÔNICA), 3º (MAIOR)
e 5º (JUSTA), formando assim um acorde maior. Confira as notas de cada
acorde e as cifras correspondentes no gráfico abaixo:
ACORDE MAIOR |
CIFRA |
NOTAS |
DÓ |
C |
Dó / Mi / Sol |
RÉ |
D
|
Ré / Fá# / Lá |
MI |
E |
Mi / Sol# / Si |
FÁ |
F |
Fá / Lá / Dó |
SOL |
G |
Sol / Si / Ré |
LÁ |
A |
Lá / Dó# / Mi |
SI |
B |
Si / Ré# / Fá# |
Outra forma de visualizar um
acorde maior é pensando em duas terças sobrepostas. Uma terça maior entre a
tônica e a terça maior, e uma terça menor entre a terça maior e a quinta justa.
Da seguinte forma:
V V
3M + 3m
Apresento
algumas posições dos acordes maiores, no braço do instrumento:
8 – EXERCÍCIOS COM TRÍADES
MAIORES
Bem pessoal, vamos estudar
alguns exercícios focando as tríades, usando os acordes de C, F, e G, que são
os acordes maiores do campo harmônico de Dó maior.
Ex 8.1 – Neste primeiro exercício, tente tocar as tríades
alternando a palhetada:
Ex
8.2 – Neste segundo, usamos um slide entre
as tríades. Não esqueça da palhetada, que é sweep:
Ex
8.3 – Neste próximo exercício, uso uma
idéia simples, porém pequenos trechos podem soar bem em improvisos. Ouça o “MIDI”
do exercício:
Ex
8.4 – Agora, pensando em tríades com
desenhos na diagonal, vamos tocar as notas de C (Dó, Mi e Sol), começando com a
tônica na 6º corda e em seguida oitavando. Preste atenção nos dedos utilizados:
Ex
8.5 – Este exercício tem as mesmas notas
do anterior, entretanto com a nota Mi em outra posição:
Qualquer
dúvida ou sugestão é só escrever que terei o maior prazer em responder. Grande
abraço e até a próxima aula.
Ricardo
Primata