Dando continuidade as nossas aulas, e seguindo a ordem cronológica dos assuntos, para não ultrapassar etapas, hoje vamos falar de Tom e Semitom, e ver alguns exercícios para auxiliar a mecânica do instrumento. Quem tiver alguma dúvida, pode me escrever que terei o maior prazer em responder. www.ricardoprimata.com.br / ricardoprimata@ricardoprimata.com.br

 

 

3- TOM E SEMITOM

 

No braço da guitarra os trastes separam as casas, e de uma casa até a próxima vizinha temos um semitom.

 

(Dó#/Réb) (Ré#/Mib) MI   (Fá#/Solb) SOL (Sol#/Láb) (Lá#/Sib) SI  

 

Como pode ser visualizado acima, entre o dó e o ré, temos o dó# (dó sustenido) ou o réb (ré bemol), entre o ré e o mi temos o ré# ou o mib, e assim por diante. Salvo entre o mi e o fá e o si e o dó, como pode ser visualizado no braço da guitarra abaixo:

 

 

 

Mas o que é tom e semitom?

 

Um semitom na prática é a distância mínima entre as casas ou trastes do braço da guitarra, ou seja, o semitom ascendente de Dó é o Dó# e o semitom descendente de Dó é o Si, como podemos visualizar no braço da guitarra acima.

 

Um tom nada mais é do que 2 semitons, ou seja:

-         De Dó para Ré temos dois semitons ou um tom

-         De Ré para Fá temos três semitons ou um tom e meio

-         De Sol para Si temos quatro semitons ou dois tons

-         De Sol para Dó temos cinco semitons ou dois tons e meio

-         E assim por diante.

 

Os acidentes musicais (# e b) podem ser bem visualizados nas teclas de um piano onde as teclas brancas são as notas naturais (sem acidentes) e as teclas pretas são os sustenidos e bemóis. Observamos que não existe nota entre MI e FÁ, e entre SI e DÓ, porque o Mi#, na prática, é o próprio Fá.

 

 

Os acidentes podem ser:

·        X  =  DOBRADO SUSTENIDO = 2 #

 

DÓ#  E  RÉb  à  São notas enarmônicas, porque vibram na mesma frequência, podem até mesmo ser tocadas na mesma região do braço, mas tem nomes diferentes. O mesmo ocorre com o Ré# e Mib, Fá# e Solb, Sol# e Láb, Si# e Dó, Fáb e Mi,...etc.

 

 

 

4 - EXERCÍCIOS PARA A MECÂNICA

 

Dando continuidade aos exercícios de aquecimento da aula passada, vamos nos preocupar mais com a independência das mãos, fazendo exercícios com palhetadas alternadas, salto de cordas, pedal point, arpejos,...

 

Ex.4.1 – Este primeiro exercício mistura cromatismo com arpejo. Não esqueça da palhetada alternada:

 

Ex.4.2 – Este exercício esta na escala pentatônica de Am (palhetada alternada com salto de cordas):

 

Ex.4.3 – Criei este exercício usando pedal point (nota pedal = que se repete). Baixe o "MIDI" do exercício:

 

Um abraço a todos e até a próxima aula.

 

Ricardo Primata

www.ricardoprimata.com.br

ricardoprimata@ricardoprimata.com.br